quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tamborete Apresenta em Resende RJ - como foi?

Antes de chegar à confusão que foi o final do evento (que felizmente não cortou o show de ninguém) e à notícia de que a Subterranea Produções e a Zombie Crew não farão mais eventos nos moldes que têm sido feitos, devo falar do TAMBORETE APRESENTA. É um evento itinerante promovido pelo selo carioca Tamborete (de Leonardo Panço, músico e jornalista) em parceria com a também carioca Frequência Zero Produções. O Jr Abreu (da banda Os Abreus) entrou em contato querendo trazer esse rock pra Resende. Data acertada, o MSD Zine e a Subterranea Produções ajudaram a fazer esse rock por aqui, em 25/07.

Alguém em algum momento chegou a dizer que de acordo com o calendário Maia, em todo o ano há um dia que está fora do calendário e nesse dia tudo dá errado. Adivinha qual era o dia neste ano? Felizmente nem tudo deu errado, mas eu chego lá.

Resolvi não montar stand da Puppet’s dessa vez pra poder ficar mais livre pra tanto observar o evento e tentar escrever uma resenha, quanto pra ajudar as bandas em alguma coisa e preservar o horário, o máximo possível, de cada um, já que a direção da casa pediu que o show não fosse até muito tarde. Sabe como é, é Rock.

As bandas que participaram da sexta edição do Tamborete Apresenta foram: Elasticdeath (Resende RJ), Ricto Máfia (Resende RJ), Os Abreus (RJ) e Halé (RJ). Desde já agradeço demais a presença de cada banda!

Seguramos um pouco o início dos shows porque as pessoas só começaram a chegar lá pelas 19:30. É uma cultura muito ruim essa de chegar uma hora (ou mais) depois do marcado para o início do evento (no caso, 18:00). Isso atrasa o evento todo (pois não queremos que a primeira banda toque pra ninguém), este não termina no horário combinado, a vizinhança reclama do barulho até tarde da noite e... adivinha?


(Elasticdeath, foto por Ive Môco)

A primeira banda foi a Elasticdeath, de Resende RJ. Eles fazem um hardcore com influências de Tokusatsu (filmes live-action japoneses, como Jaspion e Jiraiya) nos temas das músicas. Robin, que mesmo com a mão machucada não deixou de tocar, Caio normalmente tão quieto que não sou a única pessoa a ficar um pouco impressionada quando ele grita, e Nicolas, batera canhoto e rápido, tocaram músicas da demo Monster Inside Us e 3 covers: WWF Rematch at The Cow Palace, Zodiak (Spazz) e Where is Jollibee? (Hoy Pinoy).


(Ricto Máfia, fotos por Robin Zombie Crew)

Em seguida Ricto Máfia, de Resende RJ. Como foi? Não sei, estava tocando rs. Diga-me você o que achou. A Carla (zines True Lies e Histérica) falou que foi legal, intenso.


(Os Abreus, foto por Ive Môco)

Os Abreus, do Rio, tocaram logo depois. O som arredondou muito desde o último show que vi e além das músicas do cd, também tocaram uma música nova, que, espero, não vai demorar muito pra rolar na Internet.


(Halé, foto por Dani Magalhães?)


Pra fechar a noite, Halé, também do Rio, dessa vez com Perninha tocando também guitarra, vieram em três pra tocar. O show teria sido muito mais legal se não houvesse um jovem egoísta, bêbado e mal cheiroso tomando conta sozinho de todo o espaço em frente à banda. (Às bandas)

As 23:00 terminaram os shows, ia começar uma discotecagem, só pra finalizar, até 00:00, mas então chegaram os policiais (chamados por um vizinho parente de alguém, esse tipo de coisa) e acabaram com a festa, que na realidade já tinha chegado ao fim. Entre as reclamações estavam o som e a baderna causada pelas pessoas (que não entraram) e bêbados (jovens) inconsequentes na rua.


(tem campanha no Orkut contra esses arruaceiros, se você também acha que quando o rock acaba a culpa é deles, pegue esta imagem e coloque em seu perfil! Comunidade Subterranea Rock (R.I.P.): http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=82054201)


Mais uma vez peço desculpas a todo e qualquer inconveniente pelos quais as bandas e demais pessoas envolvidas no evento tenham passado. Isso não voltará a acontecer, até porque o Subterranea Rock, até segunda ordem, acabou. A Subterranea Produções não vai deixar de fazer eventos, apenas não mais os fará nos moldes usuais. Foram cinco meses de Subterranea Rock, fechando julho com o Tamborete Apresenta em Resende. Cinco meses mostrando pra interessados (um número até consideravelmente bom) o trabalho de bandas autorais de qualidade, regionais e de outras cidades. Infelizmente também fomos “bonzinhos” e abrimos o evento a quem quisesse entrar, na vã esperança de acrescentar algo informativo ao fim de semana de alguns. Doce ilusão, deu no que deu.

A partir de agora, os shows em Resende serão feitos pra quem tiver real interesse em conhecer bandas independentes, pra quem quer além de sair de casa e se divertir, também conversar, aprender e conhecer alguma coisa.

E tenho dito!

4 comentários:

junior bittencourt disse...

eh phoda... isso acontece sempre... em outros rolês... todo evento de rock que eu conheço não vinga pq? pq os 'roqueiros' saum burros demais ou infantis demais ou ainda bebados demais para terem noção alguma de civilidade. é dificil levantar a cena underground quando os proprios undergrounds não ajudam... phoda!

Anônimo disse...

Realmente é foda! essa rapaziada bêbada e mal educada não é bem vinda em nenhum lugar.
Bem, foi eu que disse o lançe do dia fora do tempo. Não é que tudo dê errado neste dia, na verdade ele era destinado para um dia de adoração, reflexão e pensamentos positivos e muitas pessoas ao redor do mundo separaram horas desse dia para realizar essas façanhas.Porque segundo a creça era um dia que servia para catalizar os pensamentos. a coincidência é que essa confusão tenha acontecido justamente no dia em que era para ser o contrário, segundo místicos, esotéricos, hippies e outras pessoas que acreditam nesse tipo de coisa. Será que os pensamentos de cada uma dos presentes não era dos melhores? Pra falar a verdade, não boto fé nisso, mas por ser o responsável pela oka escuto muita coisa por aí e vou repassando de tribo em tribo. E o calendário não é maia, é tolteca. Quem diz que é Maia não sabe de nada.como foi meu caso.
gostaria de expor uma opinião estritamente pessoal, mas que acho interessante na discussão em debate, afinal acho q esse tb é um espaço para o debate.. quando produzimos e/ou abrigamos um evento, que resulta em aglomerados de pessoas nos tornamos, imediatamente, responsáveis pela totalidade dos fatos daquele momento. A culpa de quem quer que seja não tira nossa responsabilidade pelo acontecido. Independente de quem é a culpa a resposabilidade é nossa. Qdo nós mesmo vamos a um evento, as vezes, somos incapazes de tomar conta de nossas próprias vidas, mas pra quem convidou exige-se responsabilidade.

Daniel Sá - Oka Cultural Timburibá

Unknown disse...

RATO 404

Lamentável!!!!!!! acabou com os showzinhos e a mamãe e o papai deve ter só colocado de castigo, pq a culpa é do rock!!!!!!

mallorca disse...

Pelas fotos os shows deviam estar ótimos, pena que perdi essa, estava bem longe, pena que Resende perdeu os eventos. E agora, só restam os pés-sujos de sempre ahahahah!! SNIF SNIF!!