terça-feira, 24 de agosto de 2010

Independência é Rock 2010! (Resende RJ)

(clique na imagem para ver maior)

Ser Independente é fazer mesmo sem grandes recursos, é saber que não são necessários grandes palcos, grande atenção, grandes públicos; saber que qualidade conta mais que quantidade, mas dar um jeito de pagar as contas no final. E que jeito é esse? Contamos com uma dose de teimosia, insistência e com a boa vontade de amigos que ajudem a divulgar, amigos que dêem um pouco de grana, que emprestem o som, que compareçam ao evento e que gastem um pouco de seu tempo apoiando a nossa idéia. Idéia meio louca né, numa cidade como Resende, provinciana, onde quando estourar uma guerra estamos lascados, onde stand up comedy e adjacências são chamados de Cultura, onde obeliscos geométricos fluorescentes surgem no centro da cidade e todo mundo acha moderno e bonito, onde artesanato é confundido com arte, cidade de peão de fábrica, resquícios de pensamentos militares muito fortes, onde os imóveis comerciais pertencem a umas poucas famílias e onde os jovens acabam achando que diversão é se alienar, com ou sem uso de substâncias e em qualquer nicho social. É nesta cidade que resolvemos juntar gente pra assisitir bandas e artistas que não aparecem em meios de comunicação de massa, não tocam no palco 1 da Exposição Agropecuária, festa principal da cidade, não tocam em rádios, muito menos as daqui. E não fazemos isso há pouco tempo.

Desde pelo menos 2000, Rafael Fralda e, a partir de 2002, eu promovemos shows de pequeno porte, em diversos pontos da cidade e nossos eventos já rolaram sob vários nomes, entre eles Cidade Manifesto, Macacos Sem Deus e Subterranea Rock e trouxeram para Resende Jason (RJ), Left The Crowd (Alemanha), Peixe Coco (RN), Elegia (SP), Face It Out (SP), Os Abreus (RJ), Gametas (RJ), entre outras bandas, além de abrir espaço para as bandas autorais da cidade e arredores, estimulando assim a produção e criação artística e cultural, e não apenas o entretenimento.

Essa é a nossa idéia de rock'n'roll, é o faça você mesmo do Punk, transcrito para outras esferas: componha você mesmo, grave você mesmo, organize você mesmo, divulgue você mesmo. É dar a cara a tapa não pra fazer nome ou se estabelecer como indivíduo, mas pra alimentar e tentar fazer crescer a idéia. Se mais gente concordar com isso, legal.

Desde ano passado, atuamos como Subterranea Prod., apoiamos outros shows, como os da ZOMBIE CREW (realizado por Robinho, em sua própria casa, com bandas do Brasil inteiro), produzimos até lançamento de livro (Caras Dessa Idade Já Não Lêem Manuais, do jornalista e músico Leonardo Panço), e além de seguirmos com os shows, o fanzine (publicação independente,com frequência indefinida, MSD Zine), abrimos finalmente uma loja de rock, espaço que estamos utilizando também para a apresentação de bandas autorais.

O INDEPENDÊNCIA É ROCK 2010 será o quinto evento realizado no espaço da loja. Além de ser, claro, o feriado da Independência, será dia também de celebrar o Rock Independente, através da primeira (e modesta) edição do festival.

ZEFIRINA BOMBA - tramavirtual.com.br/zefirina_bomba | noise core, João Pessoa, PB - pra quem só conhece a Zefirina Bomba por ter ganho o Rockgol MTV 2008, saiba que poucas bandas combinam tanto com essa idéia de independência. Surgiu em 2003, foi revelação de um dos maiores festivais do país, o MADA (evento multi cultural realizado em Natal RN desde 1998), com músicas viscerais, tirando som de guitarra de um violão, sem frescuras e estrelismos. Tocaram por todo país e ganharam visibilidade no meio musical alternativo, o que rolou depois foi consequência de muita ralação e cair na estrada no Uninho. Já estiveram em Resende em abril, na sexta edição do Subterranea Rock e em Barra Mansa em maio, no SESC, se você deu esse mole e não viu, dia 07/Set terá mais uma oportunidade, e de graça. Após uma turnê pelo nordeste, os caras estão de volta ao Sudeste, fechando shows no RJ e SP, seguindo na divulgação do álbum Nós Só Precisamos de 20 minutos para Rachar Sua Cabeça, produzido por Rafael Ramos e lançado pela Tamborete Entertainment; estão de clipe novo e são a atração principal do Independência é Rock 2010.

EAT MEAT AT THE PORK SHOP - myspace.com/eatmeatattheporkshop | rock'n'roll/rockabilly, Volta Redonda, RJ - surgiu em 2009, com integrantes que já tocavam em outras bandas do cenário independente dessas bandas, fala sobre noitada, churrasco, cerveja, diversão, histórias de bebum, tem cara-de-pau, guitarra, baixo, bateria e trompete, um EP gravado, participação na coleta Sempre Chove no Natal III, influências do rockabilly dos anos 50 e rock'n'roll de garagem. Vai ouvir, rapaz!

Antes dos shows, às 15:00, serão reprisados os curta metragens dos grupos The Lost Mars (Resende RJ), Pereba Pictures & Films (Resende RJ) e Hero Factory (Volta Redonda RJ). Os vídeos de The Lost Mars tratam principalmente de conflitos existenciais. Pereba Pictures & Films apresenta humor, 'trasheira' e criatividade com efeitos especiais, em histórias inspiradas por clássicos do terror e também filmes tokusatsu. E por falar em tokusatsu, também participa o grupo Hero Factory, com integrantes de Resende e Volta Redonda RJ, responsável pelo Cyberbio, filme que teve grande repercussão positiva entre os fãs do estilo.

Pra fechar o dia e iniciar a noite, tem a discotecagem de Mauro Dourado (familiar pra quem frequentava o Subterranea Rock) pra quem ficar depois das bandas e quiser curtir um som e tomar cerveja.

Serviço:

INDEPENDÊNCIA É ROCK 2010

Exibição de curta-metragens regionais, a partir das 15:00. Grupos: The Lost Mars, Pereba Pictures & Films, Hero Factory.

show com as bandas:

- ZEFIRINA BOMBA (João Pessoa PB) - noise core - www.myspace.com/zefirinabomba
- EAT MEAT AT THE PORK SHOP (Volta Redonda RJ) - rock, rockabilly - www.myspace.com/eatmeatattheporkshop

+ discotecagem com Mauro Dourado após os shows! ENTRADA GRATUITA, classificação livre.

Local: Enxofre Rock Store - R Luiz Ferreira Pinto, 99, loja 22, Manejo, Resende RJ (próximo ao Shopping São Carlos, antiga Cerâmica).

Realização: Subterranea Prod.; info: subterraneaprod@gmail.com

Apoio: Klein Tattoo, Enxofre Rock Store, Gregos e Troianos Casa de Leitura e Zombie Crew (Resende RJ).

Nenhum comentário: